Em teoria o diálogo inter-religiosos busca os diferentes significados da experiência para o sujeito, no contexto de consideração e compromisso pela qual as religiões se relacionam entre si. As religiões compartilham de muitos valores essenciais, como o amor, a igualdade, a honestidade e o respeito de tratar os outros como queremos ser tratados.
Modalidade: - EAD
O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO E OS QUATRO PRINCÍPIOS: a verdade, a liberdade, o altruísmo e o respeito - compreender o fenômeno religioso em seus aspectos constitutivos assim como em sua diversidade (gravação de 20 minutos).
O DIÁLOGO ECUMÊNICO – conduz a unidade de todos, com a finalidade de conhecimento e de acolhimento recíproco - Apresentar o diálogo inter-religioso como uma proposta não somente de melhora nas relações humanas, mas também de integração da própria humanidade.
O DIÁLOGO DA AÇÃO – implica na colaboração entre as religiões com a finalidade de atingir a paz e a solidariedade entre os homens, observando-se as histórias de cada religião e mesmo do próprio diálogo, no Brasil e no Mundo (gravação de 20 minutos).
O DIÁLOGO COM A VERDADE – convicções religiosas, éticas, educativas, políticas e culturais - expor a realidade do diálogo inter-religioso a partir de seus limites e dificuldades (gravação de 20 minutos).
O DIÁLOGO COM AS REFLEXÕES FILOSÓFICAS E TEOLÓGICAS – as constatações históricas e antropológicas e a justificativa racional da fé - admitir os desafios ainda presentes para o diálogo inter-religioso atual (gravação de 20 minutos).
O DIÁLOGO E A SABEDORIA DE DEUS - a consciência da realidade sobre deus e o homem – a palavra de Deus mostra com sabedoria a verdade - quando alguém encontra a luz da verdade - Identificar que possibilidades o diálogo inter-religioso oferece para o futuro.
O DIÁLOGO DA CONVIVENCIA - reconhecer a experiência do outro – a verdade ilumina o sentido da própria vida – a vida moderna exige contato constante com o fenômeno das migrações – trabalhar e conviver com pessoas de outra cultura e religião - união para conceber projetos de ação social e humanitária.
O DIÁLOGO DAS EXPERIÊNCIAS RELIGIOSAS - – a manifestação de Deus das outras tradições religiosas – a plenitude da verdade – os valores positivos das tradições – vencer os preconceitos e conhecer o amor de Deus, num diálogo que promove o amor, a liberdade, a amizade e o respeito para com a razão e o sentimento do outro.